Exibindo página 1 de 5 página(s), 24 registro(s) no total.
1

O Art Nouveau foi um movimento que se desenvolveu no final do século XIX, na Europa, onde reinava um clima de inovação nas artes, na arquitetura, no design de mobiliário e produto, nas artes gráficas e na moda. Ele floresceu de 1890 até a Primeira Guerra Mundial e nos diversos países onde ocorreu, ganhou nomes e estilos diferentes. Na França, foi chamado Art Nouveau; na Alemanha, Jugendstil; na Áustria, Secession; na Itália, Liberty e, na Inglaterra, Modern Style.

2014_08_25_53fb208d01f62.jpg

Sabendo que os dois cartazes ilustrados acima se relacionam ao movimento Art Nouveau, avalie as afirmações que se seguem.

I. O Art Nouveau se internacionalizou por se opor à esterilidade da era industrial, que se espelhava na aparência pouco estética dos produtos fabricados por máquinas.

II. A bidimensionalidade, o ritmo linear e as cores planas das xilogravuras japonesas tiveram influência significativa sobre as produções gráficas do movimento Art Nouveau.

III. O Art Nouveau dos franceses e belgas caracterizou-se pela ênfase nas formas orgânicas nas primeiras manifestações anteriores a 1900 e por um conteúdo linear de formas puras, depois de 1900.

IV. O Art Nouveau austríaco, conhecido como Secession, está mais ligado à austeridade linear da Escola de Glasgow, que explora a geometria, superfícies simplificadas e ornamentação mais restrita.

É correto apenas o que se afirma em

0 Comentário(s)

Encontrou algo errado nesta questão?

Cadernos de questões:

Os cadernos permitem que você possa organizar as questões que achou importante de acordo com seu interesse.

Ou crie um caderno novo:

Cadernos com essa questão:

2

O Minimalismo é um movimento artístico que surgiu nos Estados Unidos da América na década de 1960 e foi denominado de arte "ABC" ou Minimal Art. Influenciado pelas correntes abstracionistas das vanguardas artísticas do início do século XX tais como o suprematismo e o neoplasticismo, entre outros o Minimalismo se expandiu pela arte e pela arquitetura. Para Giulio Carlo Argan (1909-1992) historiador e teórico da arte o objetivo da Minimal Art seria realizar uma síntese de volume e cor, criando formas elementares a partir de estruturas geométricas primárias, capazes de se impor na paisagem das megalópoles industriais, ao mesmo tempo apinhada e desolada.

Considerando as relações estabelecidas com outras manifestações artísticas, conclui-se que o Minimalismo

2 Comentário(s)

Encontrou algo errado nesta questão?

Cadernos de questões:

Os cadernos permitem que você possa organizar as questões que achou importante de acordo com seu interesse.

Ou crie um caderno novo:

3

As inovações tecnológicas invadem cada vez mais o nosso cotidiano, instigando o imaginário do artista, que em um diálogo com os novos meios, revela novas poéticas. Dispositivos tecnológicos e recursos do avanço científico, de áreas como a informática, a medicina e a robótica, revelam ao homem percepções extracorporais. O artista tem papel fundamental de aproximar o homem das tecnologias de uma maneira sensível.

Assim como o artista, o professor de artes visuais também é responsável em propiciar contato de seus alunos com as novas tecnologias, escolhendo conteúdos que tenham significação humana e social, visando à inserção do aluno no contexto social.
ALMEIDA, C. Z. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, A. D. (Org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 75.

Em relação ao avanço tecnológico citado acima e às possibilidades que a arte pode propiciar ao espectador, por meio de uma visão que aborde os estudos culturais, analise as afirmações que se seguem.

I. As imagens criadas a partir das novas tecnologias substituem linguagens como a pintura, a escultura e a gravura, por apresentarem maior expressividade.

II. Com a utilização dos avanços tecnológicos, o artista tem a possibilidade de chamar o espectador a participar e interagir com a sua obra.

III. O ensino da arte deve levar em conta as novas tecnologias, a fim de possibilitar um diálogo dos indivíduos com o seu tempo.

IV. As novas tecnologias, como a fotografia, o cinema e o vídeo, propiciam ao artista imaginar e criar com o uso de equipamentos eletrônicos.

É correto o que se afirma em

0 Comentário(s)

Encontrou algo errado nesta questão?

Cadernos de questões:

Os cadernos permitem que você possa organizar as questões que achou importante de acordo com seu interesse.

Ou crie um caderno novo:

Cadernos com essa questão:

4

2014_08_25_53fb208be1bc5.jpg

Arte para todos é um programa que visa garantir a possibilidade de fruição da arte para pessoas com deficiências sensoriais, físicas ou intelectuais por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos. A Pinacoteca, como museu dedicado às artes visuais, pode e deve ter obras de seu acervo acessíveis a outros sentidos, tanto pela elaboração de percursos sensoriais que permitam o contato direto com as obras originais, como pela produção de recursos de apoio multissensoriais baseados nas obras de arte originais.

O projeto prevê a realização de visitas acompanhadas por educadores especializados com base na seleção de obras do acervo, incluindo esculturas, objetos e pinturas, acessíveis por meio de toque orientado ou recursos multissensoriais e lúdicos, estabelecendo-se percursos diferenciados para cada grupo.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções que se seguem.

O acesso à arte por meio de adaptações e projetos que valorizam e atendam as necessidades da diversidade vem ganhando espaço.

PORQUE

A inclusão social é tema de discussões em todos os ambientes de educação formal e não formal.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

0 Comentário(s)

Encontrou algo errado nesta questão?

Cadernos de questões:

Os cadernos permitem que você possa organizar as questões que achou importante de acordo com seu interesse.

Ou crie um caderno novo:

Cadernos com essa questão:

5

2014_08_25_53fb208ae791b.jpg

A imagem acima mostra a violoncelista Charlotte Moorman na apresentação do concerto do videoartista Nam June Paik, na Galeria Bonino, em Nova York. Na obra conhecida como TV Cello, a dupla de artistas empilhou aparelhos televisivos no formato de um violoncelo e, quando Moorman tocava seu arco sobre as cordas do violoncelo, surgiam, nas telas, imagens dela e de outros violoncelistas tocando.

Considerando que a videoarte, as instalações com imagens sintéticas, os happennings e as performances em corpos tecnologizados, entre outras criações de poéticas tecnológicas, realizam-se na tessitura de diferentes linguagens, analise as afirmações abaixo.

I. As fronteiras entre arte, novas tecnologias e mídia estão cada vez mais difusas.

II. A visualidade contemporânea é resultante das tecnologias digitais.

III. Nam June Paik se apropriou de tecnologias mecânicas, audiovisuais, eletrônicas e digitais em uma perspectiva inovadora, transformando-as em prol de suas ideias estéticas.

IV. Os artistas valorizaram a criação coletiva e integraram linguagens, como música, cinema e dança.

É correto apenas o que se afirma em

0 Comentário(s)

Encontrou algo errado nesta questão?

Cadernos de questões:

Os cadernos permitem que você possa organizar as questões que achou importante de acordo com seu interesse.

Ou crie um caderno novo:

Cadernos com essa questão:

Anterior 12345 Última