Exibindo página 1 de 14 página(s), 69 registro(s) no total.
1

Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir.

A administração pública em sentido formal, orgânico ou subjetivo, compreende o conjunto de entidades, órgãos e agentes públicos no exercício da função administrativa. Em sentido objetivo, material ou funcional, abrange um conjunto de funções ou atividades que objetivam realizar o interesse público.

2
Ver texto associado a questão

Com relação ao direito administrativo, julgue os itens subsequentes


Em virtude do princípio da reserva legal, a criação dos entes integrantes da administração indireta depende de lei específica.

3
Ver texto associado a questão

Acerca da organização administrativa e dos atos administrativos, julgue os itens a seguir.


Adotando-se o critério de composição do capital, podem-se dividir as entidades que compõem a administração indireta em dois grupos: um grupo, formado pelas autarquias e fundações públicas, cujo capital é exclusivamente público; e outro grupo, constituído pelas sociedades de economia mista e empresas públicas, cujo capital é formado pela conjugação de capital público e privado.

4
Ver texto associado a questão

Consoante à organização administrativa, à administração indireta e
a agentes públicos, julgue os itens que se seguem.


As entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público interno, como a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Já as entidades administrativas integram a administração pública, mas não têm autonomia política, como as autarquias e as fundações públicas.

5
Ver texto associado a questão

Consoante à organização administrativa, à administração indireta e
a agentes públicos, julgue os itens que se seguem.


Considere que determinada sociedade de economia mista exerça atividade econômica de natureza empresarial. Nessa situação hipotética, a referida sociedade não é considerada integrante da administração indireta do respectivo ente federativo, pois, para ser considerada como tal, ela deve prestar serviço público.